top of page
Banco de Tempo Odemira (1)_edited.jpg

Banco de Tempo Odemira

O Projeto “Banco de Tempo Odemira” pretende criar uma comunidade que assenta na valorização do tempo dos cidadãos, sem qualquer descriminação de género, extrato social ou condição económica. O tempo será valorizado de forma igual para todos e troca-se tempo por tempo.

Esta metodologia iniciada na Holanda mostra uma forma diferente de viver em sociedade, através da boa vontade e da troca justa e sustentável. Temos o objetivo de trazer à nossa região esse conceito inovador de igualdade de oportunidades e múltiplas possibilidades de trocas.

O público-alvo são todos os habitantes do concelho de Odemira que pretendam trocar o seu tempo por serviços obtidos por via do tempo de outros.

Entre em contato
principios bdt.jpg

Neste Banco de Tempo não existem transacções de dinheiro ou valores. Os inscritos disponibilizam-se para fazer o que mais gostam e sabem fazer e podem solicitar qualquer serviço disponível no mesmo. Troca-se tempo por tempo e todas as horas têm o mesmo valor, independentemente do serviço trocado.


Na inscrição cada pessoa identifica os serviços que quer dar e que quer receber. Após a prestação de um serviço, “recebe” um “cheque de tempo” disponibilizado para a realização do mesmo e que é “depositado” na sua conta. Pode trocar esse saldo por “tempo” de serviços que pretenda adquirir. O saldo de cada aderente não poderá ultrapassar as 20 horas de débito ou crédito. Para a prestação de serviços não se podem exigir certificados ou habilitações académicas e profissionais.

©2021 por Associação Arco do Tempo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page